A importância do treinamento de cachorros filhotes


A importância do treinamento de cachorros filhotes o mais cedo possível


Aquele doce pequeno animalzinho peludo, que você trouxe para casa para as crianças, está ficando maior agora, e precisa aprender algumas boas maneiras. 
Em que ponto as mordidas nos dedos deixam de ser fofas? Quando seus "acidentes" começam a ser propositais? Como se sabe quando é um bom momento para começar o treinamento de cachorros filhotes?



Alguns especialistas começaram recentemente a sugerir, que o processo de treinamento, começa antes que o filhote nasça. 
No passado, o período pré-natal não era considerado no desenvolvimento social dos cães, porque os filhotes não nascidos não podiam ser observados. 
A disponibilidade do aparelho de ultrassom, lança uma nova luz sobre o que acontece no útero da cadela, já na quarta semana de gestação.
Os cientistas teorizam que, como os filhotes respondem ao toque ao nascer, seu condicionamento ao toque começa antes de nascer, possivelmente por cutucões da mãe grávida. 
Estudos mostram, que os filhotes dentro da barriga das cadelas prenhas, são mais tranquilos e socializados quando a mãe é acariciada regularmente por seus donos.
Alguns estudo dizem que nos primeiros 14 dias de vida, um filhote pode ser capaz de aprender algumas associações, como reconhecer um cuidador humano.


Mas ainda é tão mentalmente subdesenvolvido, que qualquer coisa que ele aprenda, não é passível de ser levada a estágios progressivos de desenvolvimento.
Durante o período de três a 12 semanas, o filhote começa a perceber os comportamentos sociais. 
Brincalhão, curioso, e até imitando o comportamento de outros cães da casa, é importante ensinar ao filhote, o seu lugar na família. 
Também é importante que o filhote tenha bastante tempo com sua mãe e seus irmãos, onde a mãe o ensinará a conviver com os outros. 
Os filhotes podem aprender truques e comandos básicos, como sentar e ficar, com oito semanas de idade. Neste ponto, ele é limitado apenas pela sua coordenação, concentração e resistência física, que estão ainda em desenvolvimento.


No treinamento de cachorros filhotes, as aulas de obediência são ótimas, para os donos aprenderem como se comunicar com seus animais. 
Alguns treinadores oferecem aulas de socialização assim que o filhote está estabelecido em seu lar permanente.
Mas as aulas de obediência normalmente, devem ocorrer depois que o animal tenha pelo menos, começado a receber suas primeiras vacinações, geralmente após 45 dias de vida, ocorrendo as doses até aproximadamente 4 meses de idade. 
Quanto mais tempo o treinamento for adiado, mais difícil será para o cão, especialmente se o cão já começou a pegar maus hábitos. 
É mais fácil instalar um bom comportamento, do que tentar desprogramar o mau comportamento.
A maturidade emocional e estabilidade do cão é tão importante quanto o fator idade na decisão de iniciar o processo de treinamento.


Muitas vezes, o dono se concentra demais em garantir que o cão compreenda os comandos emitidos, e não presta atenção suficiente às informações que o cão está enviando. 
No treinamento de cachorros filhotes, isso é contraproducente, porque um animal que está estressado, assustado, confuso ou distraído não aprenderá nada de forma eficiente. Fica a dica!
Para saber muito mais sobre treinamento de cachorros filhotes, e sobre adestramento, clique aqui.




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.