Banho em cães filhotes


Banho em cães filhotes



O banho raramente é um passatempo favorito para cães ou proprietários de animais de estimação. Mas, todo cão pode se beneficiar de um banho ocasional. 

Introduzir o banho em cães filhotes, aos poucos, com calma e paciência, pode ser muito bom para donos de cães filhotes. A maioria dos cães filhotes, aprendem a curtir seus banhos e quase todos eles, aprendem a tolerá-los.




Preparação e Banho do seu Cão


  • Escovar Primeiro:


Cães de pêlo comprido ou com pelagem dupla precisam ter o excesso de pêlos soltos escovados antes de tomar banho. Caso contrário, os nós se tornam mais apertados e mais difíceis de remover. 



  • Onde dar o banho:

Se o tempo estiver bom e seu animal estiver saudável, dê o banho com a mangueira em uma grande bacia ou banheira. Banheiras para cães podem ser encontradas em pet shops. 




Cães maiores podem ficar no chão enquanto você os banha. Certifique-se de ter uma coleira para que eles não escapem. 

Dentro de casa, um box com chuveiro de mão é o mais fácil. Banhar um cachorro em uma banheira irregular é ruim, e muitas vezes dá dor nas costas do dono. Cães pequenos podem ser banhados em uma pia do banheiro ou no tanque. 



  • Suprimentos necessários para o banho:


Coleira à prova d'água e trela
Toalhas
Bolas de algodão
Xampu e condicionador
Escova e ou pente
Superfície antiderrapante
Limpador de ouvido


  • Antes do banho:

Recolher e preparar os seus materiais e cobrir o fundo da banheira ou o chão do box, com uma superfície antiderrapante, como um tapete de banho. 

Certifique-se de que a pia, a banheira ou o chuveiro estejam limpos e sem sabão ou outros resíduos. Selecione um xampu adequado para o pêlo do seu cão. 

Existem produtos especiais para banho em cães, como: xampus calmantes para pele seca, xampus e condicionadores de pulgas e muito mais. Se você estiver usando um produto de pulgas, evite xampu de pulgas. 

Verifique o rótulo do repelente de pulgas que você usa, para ver se o xampu o lava. Você pode precisar reaplicá-lo uma vez que o pelo do seu cão esteja seco. 

Certifique-se de que seu cão não pode escapar de você durante o banho. Usando o limpador de ouvido, limpe suavemente o perímetro da orelha. Não desça ao canal do ouvido, pois corre o risco de machucar o seu cão. 

Coloque bolas de algodão nos ouvidos do seu cão para evitar que caia água dentro do canal auditivo.


  • O banho:

Para dar banho no seu cão, comece na parte de trás das costas do cão e trabalhe para frente, pois isso os ajudará a se acostumar com a água antes de chegar à cabeça. 



Molhe o pelo do seu cão com água morna e não quente. Você precisará de uma boa pressão de água para alcançar a pele e umedecer completamente o pêlo, principalmente de um cão de pêlo comprido.

Uma vez que esteja completamente molhado, comece na área da cauda com xampu e siga as recomendações de diluição do fabricante; muito xampu pode ser prejudicial se usado em demasia.



Prepare uma boa espuma, tomando cuidado para evitar orelhas e olhos enquanto você se move em direção à frente do corpo do seu cão. Seguindo as instruções do rótulo, deixe os xampu de pulga ou condicionador de pele por vários minutos. 

Começando na cabeça desta vez, enxaguar completamente até que não saia mais xampu e a água escorra. Se você deixar o xampu no pêlo, pode causar embotamento e irritação na pele.

Quando todo o xampu estiver saído do pêlo, condicione o cão, se necessário, e enxágue novamente, removendo as bolas de algodão das orelhas do cão. 



Use uma toalha para secar a pele e o pelo do seu cão. Use a escova ou pente recomendado para escovar o pêlo. Para raças de pêlo comprido, isso separará o pêlo, ajudando-o a secar mais rapidamente e, para todos os cães, ajudará a extrair a umidade da pele e a redistribuir os óleos naturais do animal. 


Cães de pêlo comprido podem precisar secar com um secador de cabelo em um ambiente fresco. Certifique-se de que o secador não esteja quente ou muito próximo da pele ou dos ouvidos do cão. 

Utilizar o secador de cabelo em seu cão lentamente, se eles não estão familiarizados com ele, começando na parte de trás do seu cão. 



Não deixe o seu cão em uma caixa com o secador soprando sobre ele, pois ele ficará quente demais. Deixe este método para os profissionais que possuem secadores especialmente feitos para isso.

Em um dia agradável, a secagem ao ar livre é boa, desde que o animal tenha sombra. Tenha em mente que se você secar ao ar livre, seu cão pode ir direto para a grama e rolar nela.


  • Limpando as orelhas:

Sempre seque as orelhas do seu cão depois de um banho. Seque com a toalha ou com algodão. Nunca coloque nada menor do que um dedo nas orelhas do seu cão. 

Cotonetes de algodão podem empurrar a sujeira e detritos mais fundo no canal auditivo, e podem até perfurar o tímpano.



Cães de orelhas caídas, especialmente cocker spaniels, labradores e golden retrievers,  são propensos a infecções de ouvido. Se o seu cão nada regularmente, seque as orelhas depois de nadar.

Se os ouvidos cheiram mal ou estão excessivamente sujos, uma visita ao veterinário é bem vinda. A manutenção regular da sua parte ajudará a prevenir infecções e manterá as orelhas do seu cão saudáveis. 

Produtos especificamente projetados para lavagem de ouvido estão disponíveis nos pet shops e também na clínica veterinária. Siga as instruções do rótulo e não se esqueça de secar as orelhas depois de limpá-las.

Se você quer aprender a dar banho em cães filhotes ou adultos, aprender a tosar conforme a raça deles, e até ganhar uma renda extra, ou, tornar-se profissional em banho e tosa, clique aqui para saber mais informações de como se tornar profissional em banho e tosa de pets.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.