A importância das vacinas para pets


A importância das vacinas para pets 


As vacinas para pets  são projetadas para proteger os animais de estimação,  ( e até mesmo seus donos),  contra uma série de doenças. Embora as vacinas ajudem a manter a infecção sob controle em seu animal de estimação, elas também desempenham um grande, papel fora da prevenção da doença. 







Razões importantes para vacinar seu animal de estimação


  • Sua saúde


Algumas doenças são zoonóticas, o que significa que elas podem ser transmitidas dos animais para as pessoas.

Daí a importância das vacinas para animais de estimação. Vacinar seu animal de estimação ajuda a reduzir o risco de infecção humana, especialmente se houver membros vulneráveis, ​​como as crianças ou idosos, em sua casa ou pacientes imunossuprimidos.

Algumas doenças são zoonóticas, o que significa que elas podem ser transmitidas dos animais para as pessoas.



  • Raiva


A transmissão de raiva, quase sempre leva à eutanásia de um animal, ou a problemas neurológicos em animais e pessoas.

"Embora evitáveis ​​através da vacinação, a raiva é intratável, uma vez que os sintomas aparecem", diz o Dr. Michael Stone, do Serviço de Medicina Interna do Foster Hospital for Small Animals.




É obrigatório ter animais de estimação vacinados contra a raiva. Mesmo os animais mantidos em ambientes fechados, podem potencialmente ficar expostos se saírem inesperadamente do exterior ou se um animal não convidado entrar em casa, como um morcego.

  • Leptospirose


A leptospirose é uma doença emergente que leva à insuficiência hepática e renal. O animal infectado, passa a bactéria na urina, e pode até não parecer doente. 

A água contaminada, é a fonte mais comum de infecção humana, mas também pode ser transmitida pelo contato direto com a urina de um animal infectado. 




A leptospirose tem uma alta taxa de fatalidade em cães, e pode levar a doenças graves, e, potencialmente morte se não for tratada em humanos.

  • Parasitas


Embora um animal de estimação não possa ser vacinado contra parasitas, os protocolos de prevenção devem ser uma prioridade para os proprietários, já que muitos parasitas de animais também são zoonóticos.
Pulgas e carrapatos trazidos por animais de estimação, podem transmitir doenças, como a doença de Lyme, que pode causar baixa contagem de plaquetas no sangue, doença articular, dor e complicações do sistema nervoso.



Presença de Carrapato grande e cheio de ovos 

Parasitas intestinais comuns em cães e gatos, como ancilostomídeos e lombrigas, podem causar doenças em animais de estimação e proprietários.

Dirofilariose é transportada por mosquitos, transmitindo larvas de dirofilariose na corrente sanguínea com uma mordida. Felizmente, medicamentos preventivos estão disponíveis através do seu veterinário.

  • Hospedagem e Higiene

Se você planeja hospedar seu cão em hotelzinho para cachorros, pode ser necessário que ele tenha uma vacinação contra influenza canina, assim como bordetella, que protege contra a tosse do canil. 

Embora a tosse do canil seja geralmente leve, é altamente contagiosa em cães, e também pode levar à pneumonia grave. 

Se você visitar parques para cães com seu animal de estimação ou eles frequentarem lugares onde a interação com outros animais é provável, a vacinação bordetella deve ser considerada.

Principais vacinas para animais de estimação





As vacinas veterinárias são substancialmente menos dispendiosas, do que o custo do tratamento das doenças contra as quais protegem. Duas doenças que podem ser quase 100% evitáveis, ​​com vacinas necessárias para caes filhotes, são:

  • Parvovírus Canino e Panleucopenia Felina (FPV)


O parvovírus, a causa do parvovírus canino e da panleucopenia felina (FPV), é uma doença viral, altamente contagiosa, que ataca a via intestinal, os glóbulos brancos e até mesmo o músculo cardíaco. 

O parvovírus é contraído pelas fezes de um animal infectado."Parvovírus é frequentemente fatal em animais não tratados".



Se um cão tem parvovírus, ele pode infectar a vizinhança, pois os cães ainda podem liberar o Parvovírus em suas fezes depois de se recuperarem do vírus. A vacinação é a única maneira de impedir que um cão contraia este vírus.

Os gatos podem eliminar o FPV na urina, nas fezes e nas secreções nasais. A infecção ocorre quando os gatos suscetíveis entram em contato com essas secreções, ou mesmo com as pulgas de gatos infectados. 

O vírus pode sobreviver por até um ano fora do corpo, então os gatos podem se infectar sem nunca entrar em contato direto com outro gato infectado. A prevenção através da vacinação é vital para a saúde do seu gato, pois o vírus pode ser encontrado em todo o ambiente.

  • Cinomose

A cinomose, é altamente contagiosa e com alto risco de vida. É uma das doenças mais graves que o seu cão pode ter, mas também uma das mais evitáveis ​​através da vacinação. Filhotes nascidos de mães não vacinadas correm o maior risco. O contato direto com um cão infectado é a maneira mais comum de contrair a cinomose.

CINOMOSE - FASES E SEUS SINTOMAS





Lembre-se que leva tempo para um animal construir imunidade após uma vacina. Não espere que um surto ocorra antes de vacinar seu animal de estimação, ou, a exposição pode acontecer antes que as vacinas para cães filhotes comecem a funcionar. 



Tenha sempre em mente que, ao tomar medidas preventivas para proteger seu animal de estimação, você ajudará a garantir uma vida mais saudável e feliz para ambos.

Para descobrir o método único e simples que eu utilizei para deixar a minha cadela mais feliz e saudável, clique aqui!






Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.